X
Menu

Móveis Planejados Sim. Transtorno não.

Móveis Planejados Sim. Transtorno não.

A compra de móveis planejados não é algo feito de supetão. Trata-se de um investimento alto, que exige confiança na empresa e nos profissionais contratados.

Porém, o número de reclamações de consumidores frustrados com o descumprimento das ofertas referentes a esse serviço tem aumentado nos últimos anos, acompanhando o crescimento do setor imobiliário. De acordo com o Procon, o item ‘móveis e cozinhas planejadas’ ficou em segundo lugar na lista de produtos que mais demandaram a intermediação do órgão para a solução de conflitos no ano passado – em primeiro, ficaram os eletrodomésticos. No ranking geral, foi o sétimo mais reclamado, com 1.215 notificações.

As queixas vão desde entrega fora do prazo até sumiço dos profissionais, passando por fechamento da empresa, entrega do produto fora dos padrões contratados, má qualidade na execução e na montagem e até orçamento não cumprido. Para Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia, muitas empresas prestadoras desse tipo de serviço não têm capital de giro suficiente para começar o serviço e, por isso, pedem o pagamento de sinal, o que já coloca o consumidor em uma situação em que precisa confiar na empresa. “Nesse setor, não funciona pagar só quando estiver pronto. ”

Segundo Barbosa, um dos principais problemas de descumprimento da oferta é atraso na entrega dos produtos. Se o que foi acordado no contrato não for cumprido pela empresa, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê algumas medidas que podem ser tomadas pelos clientes lesados. Pode ser o cumprimento forçado da obrigação, a aquisição de outro produto equivalente ou o cancelamento da compra e a devolução da quantia paga com correção monetária. O consumidor também pode pedir indenização pelos prejuízos sofridos por esse atraso, como a necessidade de contratação de outros prestadores de serviços.

Outra questão é referente ao fechamento de uma loja. Quando o estabelecimento fizer parte de uma franquia e não for mais possível entrar em contato com os responsáveis, o franqueador deve arcar com o cumprimento do serviço e dos produtos comercializados, mesmo que a sede seja localizada em outra cidade ou estado.

Por isso e para evitar todas essas possíveis dores de cabeça, na hora de escolher quem fará seu planejado, pesquise e escolha uma empresa séria, reconhecida e com garantia de qualidade. Ou seja, escolha uma das empresas do Grupo MM Planejados.

Blogueiro Tiago

 

You Might Also Liked

Qual o material ideal para o seu móvel?